Saudação por ocasião de Pentecostes

 

Estimados membros da Associação dos Liturgistas do Brasil,

saudações fraternas no Senhor Ressuscitado!

 

Nestes dias que antecedem a celebração da Solenidade de Pentecostes, como comunidade cristã somos convidados a viver e a celebrar com todo o nosso corpo, alma e espírito a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema proposto pelo CONIC neste ano é muito pertinente e nos faz rezar a partir do trecho de Mt 2, 2: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. 

            Guiados pela estrela, os magos representando todos os povos foram ao encontro do Senhor. Na gruta de Belém contemplaram o Menino Deus como ponto de unidade e a luz que não tem fim. De lá partiram para suas casas, certamente alimentados pela força daquela criança, gerada no ventre de Maria, pela ação do Espírito de Deus. 

            Como os magos, em tempos de trevas somos chamados a marchar ao encontro do Senhor. A nos deixarmos guiar pelo astro que nos indica o caminho que leva àquele que deve ser o nosso caminho, verdade e vida. Estando na presença do Senhor e exortados pelo seu Espírito, a exemplo dos magos, devemos voltar e anunciar a força do Evangelho da Alegria em meio as periferias reais e existenciais, vivendo a experiência de sermos uma Igreja em saída, hospital de campanha. 

            Caros associados, que a Solenidade de Pentecostes deste ano de 2022 nos ajude a compreender o sentido do verbo “esperançar”, pois somente assim superaremos o medo, que nos impede de buscar a novidade do Reino e a ousar na construção de novos tempos. A novidade do Espírito não pode nos deixar parados, mas deve nos fazer partir da Galileia para Jerusalém, a fim de que Deus visite a todos, através do seu Espírito de amor. 

            Sonhemos, busquemos, celebremos Pentecostes como tempo de acolhida do Espírito. Deixemo-nos guiar pelo Paráclito, pois somente assim conseguiremos fazer do que era desunido, unidade e da intolerância, solidariedade. 

Em Cristo Jesus,

Dom Jerônimo Pereira Silva, OSB

Presidente

 

Frei Luís Felipe C. Marques, OFMCONV.

Vice-Presidente

 

Pe. Rodrigo José Arnoso Santos, CSSR

Secretário-Executivo

 

Pe. Antônio Élcio de Souza

Tesoureiro

 
Indique a um amigo