Nota de Falecimento

Nota de falecimento

A Associação dos Liturgistas do Brasil se une neste momento a toda família franciscana, à Igreja Particular de São Paulo e aos familiares de sua Eminência Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, OFM, no dia em que este nosso irmão celebra a sua Páscoa. Com espírito de solidariedade, dividimos com todos que o conheceram, a dor de sua partida.  
O Cardeal Hummes esteve à frente da Igreja Particular de Santo André, região metropolitana de São Paulo, em tempos difíceis. Com discernimento e sabedoria, soube com o povo, a ele confiado ser profeta de esperança, pastor zeloso, educador para uma vida cristã verdadeira, em sintonia com o evangelho. Transferido para governar a Igreja Particular de Fortaleza, ali buscou criar laços de comunhão e dar novo impulso à vida pastoral daquela comunidade eclesial. Retornando para São Paulo, como zeloso pastor buscou com carinho paternal governar e promover a formação de uma Igreja discípula-missionária, em terras outrora tocadas por Anchieta e Frei Galvão. Chamado a colaborar mais de perto com à Cúria Romana, esteve à frente por muitos anos da Congregação para o Clero, através da qual buscou animar à vida presbiteral, presente em diversas partes do mundo. Após longos anos em Roma, voltando ao Brasil fez da querida Amazônia a sua terra de missão. Hoje retorna para o Pai, após ter combatido o bom combate e zelosamente ter guardado a fé. 
Estando ao lado do Pai, que possa o Cardeal Hummes interceder pela nossa missão de liturgistas: formar, por meio da ars celebrandi todo o povo de Deus, para uma participação ativa, consciente e frutuosa nas ações litúrgicas da Igreja.  

Pelos liturgistas do Brasil 


Dom Jerônimo Pereira, osb
Presidente

Fr. Luís Felipe C. Marques, OFMConv.
Vice-Presidente

Pe. Rodrigo José Arnoso Santos, CSSR
Secretário-Executivo

Pe. Antônio Élcio Souza
Tesoureiro
 

 
Indique a um amigo