Carta da Presidência aos membros da Associação dos Liturgistas do Brasil e  participantes das Jornadas Litúrgicas

Carta da Presidência aos membros da Associação dos Liturgistas do Brasil e 
participantes das Jornadas Litúrgicas 

Caríssimos e caríssimas, 
Ainda trazemos em nossos corações e mentes a profícua experiência formativa e celebrativa que pudemos viver, na bela cidade de Olinda-PE, que sediou a 7ª Jornada Litúrgica que teve como tema, “O cenário litúrgico da Igreja no Brasil: pastoral, música e espaço: desafios e propostas” e a 33º Assembleia da ASLI, que teve por tarefa eleger a nova presidência para o triênio de 2022-2024. 

A 7ª Jornada Litúrgica aconteceu dentro de um profundo espírito de comunhão e participação, em busca de uma Igreja sinodal. Estiveram presentes neste importante momento de reflexão, sobre a vida litúrgica da Igreja no Brasil, pesquisadores, professores e agentes da pastoral litúrgica. Dentro de um espírito de partilha os assessores da jornada puderam compartilhar as suas pesquisas no campo da Ciência Litúrgica, estimulando os presentes a pensarem caminhos possíveis, para educar as nossas comunidades a uma participação ativa, consciente e frutuosa nas ações celebrativas da Igreja (Cf. SC 14). Além das conferências, alguns dos membros da ASLI e outros participantes, condividiram importantes pesquisas nos campos da Teologia Litúrgica, do Espaço Sagrado e da Música Litúrgica. Tivemos também o lançamento do 4º volume da obra Atualização Litúrgica, que testifica o esforço de muitos liturgistas do Brasil, em pensar, refletir e ensinar Liturgia, a fim de que ela seja para toda a comunidade cristã fonte perene de espiritualidade.

Como já apontamos, em meio a 7ª Jornada Litúrgica, aconteceu também a Assembleia da ASLI, que neste ano teve por tarefa eleger a sua nova presidência. Por isso, antes de nos apresentarmos, queremos registrar aqui a nossa palavra de gratidão, àqueles que presidiram a nossa Associação nos últimos três anos. É importante que citemos o nome destes nossos irmãos de caminhada, no estudo da Sagrada Liturgia, pelo meritório trabalho que realizaram: Pe.  Kleber Rodrigues da Silva, Pe. Jair Fante, Pe. Thiago Faccini Paro e Pe. Antônio Élcio de Souza. Esta equipe deu significativos passos, na organização e divulgação da ASLI, o que possibilitará a nova presidência, continuar com fidelidade criativa, o caminho de unir cada vez mais os estudiosos e agentes da pastoral litúrgica em torno de projetos comuns, em favor da Ciência Litúrgica e da vida celebrativa da Igreja no Brasil.   

Mas quem são os membros da nova presidência da ASLI? Dom Jerônimo Pereira, OSB, que ocupará a função de Presidente, o Fr. Luis Felipe C. Marques, OFMConv, que ocupará a vice-presidência, o Pe. Rodrigo José Arnoso Santos, CSSR, que ocupará a função de secretário-executivo e o Pe. Antônio Élcio de Souza, que ocupará a função de tesoureiro. É na alegria do evangelho que assumimos esta missão, a nós confiada em nossa Assembleia eletiva. Em espírito de comunhão e fraternidade desejamos trabalhar com todas as nossas forças, para despertar em muitos cultores da Ciência Litúrgica e agentes de pastoral o desejo de associar-se a ASLI. Todavia, somos cônscios, de que cada membro é o melhor convite para que outros participem desta Associação, que deseja contribuir pertinentemente com a vida e o pensar litúrgico da Igreja do Brasil. Por isso, desejamos contar com todos e também com suas valiosas contribuições. É desejo nosso, pensar a vida litúrgica da Igreja do Brasil, em mutirão. 

Pouco a pouco faremos chegar a todos os associados as nossas propostas, em favor da dinamização de nossa Associação. Em sintonia com toda a Igreja, exerceremos esta tarefa, a nós confiada, a partir de um espírito de sinodalidade. Logo mais apresentaremos os canais, através dos quais, teremos a oportunidade de dividir com a Igreja do Brasil, as nossas produções no campo da Ciência Litúrgica. 

Aproveitamos deste ensejo para consultá-los sobre a temática para a nossa 8ª Jornada Litúrgica e 34ª Assembleia da ASLI, que irá acontecer na cidade de Palmas-TO, de 23-27 de janeiro de 2023. No desejo de contar com a participação de todos, por meio desta, como presidência propomos 4 temas. São eles: 1- A celebração dos 60 anos da Sacrosanctum Concilium; 2- O ministério do catequista; 3- O estudo do Próprio do Brasil; 4- Os diretórios litúrgicos no Brasil. Todavia, ao preencher o formulário outros temas poderão ser indicados. Além de temas pedimos também, que sejam indicados possíveis nomes de assessores para o encontro. Coletaremos as diversas opiniões, por meio do google forms. O link para a pesquisa será colocado à disposição de todos, a partir do dia 15 de fevereiro, em nosso site e também será enviado aos membros e participantes das jornadas promovidas pela ASLI. Não deixe de marcar em sua agenda a data de nossa próxima assembleia. A sua presença sempre enriquece o nosso encontro e contribui para ampliarmos a nossa fraternidade. 

Por fim, convocamos todos os membros da ASLI, a trabalharem pela divulgação dos trabalhos realizados pelos nossos membros. A dividirem com todos, em nossas redes sociais pesquisas e experiências, no campo da Liturgia. E sobretudo, sermos um convite para que outros se unam a nossa Associação. Encerramos esta primeira palavra da nova presidência aos associados e participantes de nossas Jornadas Litúrgicas, com um texto da segunda carta de Paulo, aos Coríntios 4, 7: “Trazemos, porém, este tesouro em vasos de argila, para que este incomparável poder seja de Deus e não de nós”. Que a liturgia seja para todos nós fons et culmen de toda a vida cristã (Cf. SC 10). 

Em Cristo nossa Páscoa, 


Dom Jerônimo Pereira Silva, OSB
Presidente

Fr. Luis Felipe C. Marques, OFMConv
Vice-Presidente

Pe. Rodrigo José Arnoso Santos, CSSR
Secretário-Executivo

Pe. Antônio Élcio de Souza
Tesoureiro

São Paulo, 10 de fevereiro 2022.
Memória de Santa Escolástica

 
Indique a um amigo