Asli

A Associação dos Liturgistas do Brasil ― ASLI, é uma entidade cultural religiosa, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, constituída por professores de liturgia e pessoas ligadas à ciência litúrgica.

A história da ASLI tem dois momentos distintos. Primeiramente começou como uma organização de professores de liturgia, ligada à CNBB, não ainda uma instituição jurídica, portanto. Esta organização realizou sete encontros nacionais. Justamente no sétimo encontro, em 16 de fevereiro de 1989, em Vitória, ES, decidiu-se fazer a fundação da Associação dos Liturgistas do Brasil ― ASLI, sendo iniciado todo o trâmite para a composição do seu estatuto, o qual foi registrado em São Paulo, em 07 de fevereiro de 1990. Nesta data nasce oficialmente a Associação dos Liturgistas do Brasil ― ASLI, com caráter jurídico e independente da CNBB, embora, conforme a sua natureza, em estreita ligação com a CNBB.

A ASLI tem como finalidade desenvolver a pesquisa das ciências litúrgicas na perspectiva da ação da Igreja na América Latina, articular atividades de liturgistas visando a integração de forças em beneficio da formação e assessoria litúrgicas nas diversas regiões do País. Também é sua missão intercambiar experiências de formação litúrgica em nível acadêmico e pastoral e estabelecer contato e programar pesquisas e encontros com as associações dos teólogos, biblistas, canonistas, moralistas e outras afins.

Entre suas atividades, destacam-se:

  1. a) Encontros de seus membros para intercâmbios de pesquisas e análises de experiências de pastoral litúrgica, com a participação de outras áreas e associações afins;
  2. b) Encontros de liturgia em diversos níveis para a divulgação e aprofundamento da ciência litúrgica;
  3. c) Intercâmbio na área de pesquisa litúrgica com centros de estudos ou institutos de liturgia e outras áreas e ciências auxiliares;
  4. d) Publicação de suas pesquisas em livros e/ou revistas;
  5. e) Organização de núcleos estaduais e/ou regionais de reflexão sobre ciência litúrgica para estender as finalidades da Associação.

Entre os seus encontros, destaca-se a Assembleia anual, realizada em lugares diversos do País, a fim de melhor aproximar os liturgistas de várias regiões.  A cada três anos se faz a eleição dos membros da diretoria, que é composta de um presidente, um vice-presidente, um secretário executivo e um tesoureiro, sendo que cada um destes dois últimos cargos conta com um suplente.

Para contatos, a ASLI não conta com uma organização com um escritório e horários de funcionamento, bastando entrar em contato com as pessoas da diretoria.